Yuzo Koshiro, o homem a frente do tempo!

Existem fatos e fatos, que, por exemplo, o Mega Drive tinha um sistema de som um pouco pior que o Super Nintendo era um deles e que o mesmo console da SEGA teve, a sua disposição, um dos homens mais criativos na parte musical, também é um fato.

O mestre dos magos da música

O cara!

Yuzo Koshiro, japa que nasceu na cidade de Hyno, lá pela década de 60, que agora tem um pouco mais de 40 anos, foi um daqueles caboclos que eu não sabia nada sobre ele até o advento do Mega Drive e, mais profundamente, com o surgimento do Wikipedia, mas o que se pode dizer dele além das muitas coisas que já foram ditas? Mais do que todos já sabem que foi com ele, e, depois, com alguns gênios da Konami e um grande compositor do jogo Alien³, que o Mega Drive conseguiu alcançar uma verberação sonora de tal monta que vários jogos do Super Nintendo não conseguiram nem chegar perto.

Quem, por aqui, não se lembra da abertura de SoR? Um grande jogo lançado pela SEGA em 1991? Ou do trabalho dele primoroso em The Revenge of Shinobi? Não vou dar uma de especialista de games e dizer que eu já apreciava o dito cujo em outros consoles, porque eu nunca fiz isso, mas com a vinda dos emuladores eu pude ouvir e sentir o quão capaz um console pode ser em lidar com som se o produtor do dito cujo está sabendo o que está fazendo!



Entre outros jogos que este compositor trabalhou, ActRaiser, no qual fez um trabalho com pouquissimas comparações no Super Nintendo, Streets of Rage 2 – aqui ele se superou se comparado com o 1° SoR -, Beyond Oasis, um RPG de ação no seu mais puro estilo, e, para mim, um jogo no qual ele se tornou praticamente insuperável em sua área, que foi ShenMue.

Mas, porque, vocês devem se perguntar, do porque estar chamando este japinha de o homem a frente do seu tempo. Por um único e simples motivo, muitas das batidas e ritmos – desculpem, não sou formado em música e não sei as palavras exatas para dizer no quesito música -, que são encontradas na trilogia SoR são encontradas agora em várias músicas bate-estaca que atualmente são ouvidas nas boites e show de música eletrônica por aí. Comecei a gostar de música dance justamente naquela época e, creio eu, é por isso que este pequeno rapaz ainda seja celebrado como um dos grandes compositores de música de games!

Quem duvida? E o que vocês acham?

Anúncios

2 comentários em “Yuzo Koshiro, o homem a frente do tempo!

  1. Pingback: Tweets that mention Yuzo Koshiro, o homem a frente do tempo! | Blast Processing – MD's Blog 0.1 Alpha Version -- Topsy.com

  2. Concordo. O Yuzo Koshiro até mesmo supera o Masato Nakamura e o Koji Kondo (trilhas de Sonic e Mario, respectivamente). Só perde pro Yasunori Mitsuda, mas mesmo assim, por pouco.

    Yuzo é o máximo. O que ele fez com o SoR não tem comparação. Só acho a trilha do SoR 1 melhor que a do 2, assim como acho no geral SoR melhor que SoR2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s