Sega Saturno, um sonho retrocompatível meu!

Quem aqui nunca teve sonhos impossíveis na vida? Ou sonhos que poderiam ter se tornado verdadeiros se as empresas soubessem, ou, pelo menos, tentassem saber o que os consumidores queriam? Eu já tive uma quota deste tipo de sonho com a SEGA, e começou com o Sega Saturno.

Todo gamer de respeito sonha com a sua máquina dos sonhos. Aquela que irá, em algum momento no futuro, satisfazer a sua sanha por jogos eletrônicos e, por muito pouco, a SEGA quase conseguiu fazê-lo com o mítico Sega Saturno. O primeiro momento que eu tive este sonho, premonição não-concretizada foi com uma reportagem que foi feita na SuperGame na época do lançamento do Street Fighters II Champion Edition para o Mega Drive – creio que a capa da revista era sobre o jogo – e lá estava uma foto do protótipo do Sega Saturno:

O protótipo do Sega Saturno.

E nesta reportagem havia todas as especificações técnicas do console que diziam ter, por exemplo, o processador central do Mega Drive embutido e, também, do 32X. Aí que o sonho realmente começou grande. Pensava comigo mesmo – e eu não estava errado na época, já que o Mega Drive, com a ajuda de um adaptador, podia rodar games dos Master System -, será que eu poderei jogar os meus títulos do MD no Saturno? Será que eu poderia comprar o 32X ou o SEGA CD sem ter nenhum problema de perder os títulos destes add-ons depois?

Por muito tempo eu fiquei com estes pensamentos na cabeça. Encafifado com as possibilidades quase infinitas do que poderia acontecer. Imaginando que poderia ter um grande console de 32-bits nas minhas mãos e ainda poder jogar vários games da geração anterior e, assim, fazer inveja para os meus amigos da época de escola! Eu seria o maior Seguista das minhas paragens.

Com a saída do console, no qual eu vi a primeira foto real do mesmo e o controle com o design parecido com o do Mega Drive, fez o meu coração palpitar ainda mais rápido. Seria a concretização de um sonho? Será que eu poderia ter isto em minhas mãos? A imagem do console dizia muita coisa na época.

Sega Saturno saindo do forno.

Mas, daí, veio a tristeza. O neptune estaria para sair e serviria de escada para os jogos 32bits e que o novo console da SEGA teria o seu sistema exclusivo de jogos, deixando um jogador completamente triste e desanimado em comprar os add-ons da SEGA – o que veio a se tornar uma escolha segura para o bolso dos meus pais na época -, e, depois, a criação do console em si mostrou o quão errada a SEGA estava em criar multiplos sistemas, sendo incompatíveis entre si, sem contar no mostrengo 2D/3D que se tornou o Saturno, sem se decidir em que tipo de gráfico ele era especialista.

Claro que a Sony veio com o PS2 e uma certa retrocompatibilidade com o PSX, a Nintendo com entre o GBA e GB/GBC e o GC e o Nintendo Wii. Contudo, em algum momento, ainda sonho com a ideia da SEGA ter criado uma verdadeira estação de entretenimento na qual eu poderia ter jogado os meus games do Mega Drive, SEGA CD e 32X num único lugar.

Pena que a SEGA não conseguiu ver o meu sonho.

Anúncios

6 comentários em “Sega Saturno, um sonho retrocompatível meu!

  1. Legal, e curioso que o Neptune poderia ser não um Mega Drive + 32X e sim um Saturn com entrada de cartucho (não cartucho para expansão, e sim cartucho de jogos mesmo).

    Na E3 que acabou de acontecer, o Ito (criador do Retroware.TV) bateu um papo informal com um cara da SEGA que diz ter trabalhado no projeto do Neptune e, em frente a um protótipo (uma parte dessa E3 foi dedicada a raridades da indústria de VGs), ele afirmou que o Neptune na verdade seria o tal Saturn + cartucho de ROM. O que, em tese, até reforçaria ainda mais seu desejo (e de todo mundo que tem uma camisa branca com um “sega” escrito no peito… 😉 de ter um console ‘ultra-compatível’.

    Bom, veja o vídeo, é divertido: http://www.retrowaretv.com/RWTVEpisodes/E32011Day2WrapUp/tabid/692/Default.aspx

    Lá pelo meio, o Ito comenta a conversa que teve com o cara da SEGA. É muito improvável ser verdade, visto a quantidade de informações que se tem nesses últimos 15 anos sobre o Neptune, mas não deixa de ser curioso… Como o Ito é bastante sério e interessado na história dos VGs (acompanho o cara a décadas), a inverdade com certeza não seria dele e sim do cara da SEGA…

    Abraços!

    • Pena que tal fato não aconteceu realmente. É de se imaginar o que teria sido da SEGA se ela realmente tivesse feito aquilo que muitos desejavam. A biblioteca do Saturno ou do Netuno seria incrivelmente grande e, quiçá, forçaria os que já tem o Mega Drive e ou 32x a comprarem o novo sistema por causa dos possíveis jogos exclusivos que teriam nele…

      Como eu disse, pena que não foi muito prá frente.

  2. legal , aqui em Lins eu tive a oportunidade de jogar o primeiro q chegou na cidade, um cara tinha trazido de fora, e levou na oficina do meu avô para mudar o pandrao de imagem, pq só pegava branco e preto na tv da casa dele.
    o técnico da oficina do meu avô me ligou e falou, johnny corre aqui e vem ver oq chegou na oficina, fui lá e nem acreditava, tava rolando o jogo panzer dragon.
    qdo foi embora o videogame eu fiquei sonhando com aquele videogame inassecível para mim na época por uns quase 2 anos, qdo finalmente consegui juntar dinheiro de natal, aniversário, e meu irmao tb , juntamos tudo mas acabamos optando na época pelo PSX1, q tb já estava mais em conta e era mais fácil de encontrar na cidade..
    hahah
    mas sempre quis um saturn daquele p mim viu
    haha

  3. Pior que na epoca, muitos falavam que existia um adaptador para mega drive no Saturn.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bons tempos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s