Melhor produtora de jogos do Mega Drive.

A Comunidade Mega Drive quer saber qual foi a melhor produtora de jogos para o Mega Drive em seu tempo de vida. A própria SEGA? A Konami? Capcom? WolfTeam? Namco? EA? Nos diga qual foi.

Algumas empresas que trabalharam direta ou indiretamente com o Mega Drive

22 comentários em “Melhor produtora de jogos do Mega Drive.

  1. Treasure, com certeza! Mas acho que a EA fica logo atrás, porque naquela época ela sempre produzia jogos muito bons e originais.

    Ninguém perguntou, mas considero a Acclaim/Probe/Iguana como a pior de todas, com certeza. As conversões de MK I e MK II estão bem aquém do que o console era capaz de fazer (vide logo depois o UMK 3, convertido pela Williams)

  2. Pergunta difícil, pois não consigo escolher só uma.
    Pra mim seria Tecno Soft com o cláááááássico Thunder Force, mas tem a Treasure com Gunstar Heroes, ou Delphine com Flashback, Wolfteam com Sol-Deace.

  3. Na minha opinião foi a Konami, pelo fato de possuir títulos que foram bem marcantes pra mim, como Sparkster, Sunset Riders, Contra:Hard Corps, TMNT e Lethal Enforcers.
    Citaria também a Disney Interactive Studios, que fez excelentes jogos
    Dificil escolher só uma, gosto muito dos jogos de sinuca e High Seas Havoc da Data East, o ótimo Maximum Carnage pela Software Creations, enfim, fizeram um bom trabalho

  4. shinobi, e-swat, sonic, toe jam e earl, streets of rage, golden axe, phantasy star, shining force, e porque não ristar? alguém tem duvida que foi a sega

  5. Acho que a propria sega, pois por mais que as outras fabricantes tenham grandes jogos, os principais clássicos do mega são mesmo os jogos da sega como altered beast, golden axe, shinobi sonic e outros.

    Vale lembrar que no começo do mega drive praticamente só tinha jogo da sega, os outros fabricantes vieram depois.

  6. Para mim as melhores produtoras de jogos para a SEGA foi a própria SEGA, a KONAMI, a DATA EAST, a TREASURE, a EA SPORTS e a TECNO SOFT. Essas seis fizeram excellentes jogos para Mega Drive como Sonic, Contra:Hard Corps, Double Dragon 3: The Rosetta Falls, Thunder Force, Fifa Internacional Soccer, Gunstar Heroes, entre outros dessas empresas que arrebentaram no console do Megão!!!

  7. Valis III, Gaiares, El Viento, Arcus Odyssey e uma excelente conversão de Ys III. São meus jogos favoritos de Mega Drive, e são todos da Telenet (a Wolf Team era parte da Telenet, então é melhor misturar os votos).

    E na boa, NINGUÉM fazia música no Mega Drive como a Telenet. Tem música da trilha do Ys III que soa MELHOR no Mega do que no CD do PC Engine. A adaptação das faixas para o Mega foi obra do tio Noriyuki Iwadare, diga-se de passagem.

  8. A EA sem dúvida! O Mega já tinha as maravilhosas conversões de arcade, da própria SEGA e outras… mas a Electronic Arts viabilizou conversões incríveis de jogos dos computadores da época (alguns ports até superando o original) como Starflight, Centurion, King’s Bounty, The Immortal, Shadow of the Beast ou PGA Tour Golf (tudo bem, jogo de golfe é altamente não-apreciado, mas esse daí me tornou um apaixonado pelo esporte de tão bom que era). Isso sem falar em: Desert Strike, Road Rash e Lakers vs Celtics e FIFA né? Sou um pouco suspeito pra falar da Electronic Arts porque *fanboy detected* adoro até James Pond, Dark Castle, Abrams Battle Tank e sim… até Sword of Sodan, não consigo evitar!! 😀

    O Mega Drive foi o console favorito de muita gente, cada um tem seu motivo: o meu motivo foi justamente a existência destes jogos “sérios” como os da EA. Eu não tinha PC e jogava muito na casa de um amigo. Jogar Starflight, The Immortal e Centurion no Mega Drive, com som e música (no início dos anos 90 quase ninguém tinha placa de som nos PCs) era um delírio pra mim e fazia até inveja (imagina só) nesse meu amiguinho da época que “só” tinha um 286 😀 Tudo bem, quando Wolf 3D apareceu na casa dele eu revisitei meus conceitos 😛

    Enfim, os jogos da EA no Mega Drive quando não eram AAA em qualidade, eram ousados (James Pond, Blockout ou Dark Castle são bons exemplos). Isso sem falar no design dos cartuchos, que a gente reconhecia de longe – a primeira vez que vi um cartucho dela, achava que aquele detalhe amarelo acionava alguma coisa… rs

    • “adoro até James Pond”

      Putz, eu também ^_^

      Escolhi a Telenet porque os jogos dela foram os que tiveram mais, como direi… impacto emocional sobre mim, eu lembro do Mega Drive e lembro de Valis, Gaiares e daquelas músicas excelentes, marcou. Mas a EA de fato tinha um nível de qualidade altíssimo nessa época, provavelmente o mais alto de todas as outras softhouses.

      • Eu deixo as palavras acima dizerem tudo. Depois de ter jogado StarFleet eu fico imaginando o que poderia acontecer com um jogo destes nos dias de hoje. Ele é simplesmente estonteante!

      • Opaaa, também? Sonic 4 e James Pond – quando eu for no Rio de Janeiro, serão nossos dois primeiros games que jogaremos juntos hein! 😀

        Rapaz, você falou da Telenet – acho que compartilho com você dessa relação “emocional” com ela, também pelos mencionados Valis, Gaiares (melhor música de primeira fase ever) e ainda Dinoland e Granada. Não tem uma música mais ou menos em todos estes jogos, era incrível a Telenet.

        Ahhhh… Mega Drive……

      • Só complementando, Daniel, uma curiosidade sobre o Starflight: foi uma das inspirações para o famoso Mass Effect. Quando comecei a jogar Mass Effect na época, notei algumas similaridades, mas não acreditava que podia ser; então digitei no google “mass effect starflight” e caí no fórum da Bioware, com outras pessoas perguntando o mesmo e um dos desenvolvedores respondeu “sim, alguns de nós éramos fãs de Starflight, foram muitas madrugadas explorando sistemas solares e analisando planetas”. Putz, tive um orgasmo de fanboy ali (meu jogo favorito do Mega Drive dentre todos é o Starflight) e voltei pra Mass Effect mais empolgado do que já estava 😀

        Até fiz uma comparação de brincadeira entre os dois num post antigo do Cosmic Effect: http://bit.ly/gY20dg

        Abração!

      • Agora explodiu uma artéria no meu cérebro. StarFlight foi um dos jogos que deu inspiração ao Mass Effect? E o mais interessante que ME é distribuido pela EA, será uma mera coincidência?

        StarFlight, para mim, é um dos jogos mais complexos que já vi, não tão somente no Mega Drive, mas de vários consoles. Ele é estranho e instigante e, pena, as vezes que eu joguei tive problema com o .sav do emulador quando eu mudava de PC – isto foi uma duas vezes.

        Vou voltar a jogá-lo no PSP via Pico Drive para me deliciar com este jogo.

        Taí, se tivesse uma versão HD para o PS3, X360 e PC, compraria no mesmo dia e se fosse online – como tudo o é hoje em dia – seria ainda melhor!

        StarFlight merece um post…

  9. Psygnosis! Qual outra me proporcionaria o ódio de jogar Shadow of the Beast? Sim, sei que se trata de uma conversão mal-feita, então não me julguem. 😉
    Além da SEGA, eu voto na Konami e na Treasure. Ambas tem jogos marcantes pra mim. Se eu tivesse que escolher só uma, seria a Konami.

  10. A minha opinião segue a de algun acima. Creio que a Konami, apesar de ter dado apenas um time de segundo escalão para programar do Mega Drive, foi o que mais se destacou na produção de jogos. Contra: Hard Corps, Rocket Knight Adventure, Tiny Toon e Castlevania: Bloodlines, além do Turtles: Hyperstone Heist, estão aí para provar o que a Konami conseguia tirar do Mega Drive.

    Agora imagino o que esta empresa conseguiria se fosse o time do primeiro escalão.

  11. Só que o primeiro time da Konami foi para o Super Nintendo. Ela criou excellentes jogos como Contra III: The Alien Wars, Turtles: Turtle in time, Tiny Toon, NBA Give’n Go, Castlevania IV, Internacional Supestar Soccer Deluxe(que depois foi para o Mega também!!)

    CONTUDO, para mim a KONAMI foi tão BOA nessa época, pq tanto o PRIMEIRO quanto o SEGUNDO time de programadores fizeram excellentes jogos tanto para Super Nintendo quanto para Mega Drive, ou seja, para mim não havia diferença entre os dois times de programadores da KONAMI, coisa rara para a maioria das softhouses da época!!!

    KONAMI e 16 bits, relação de ALTA QUALIDADE!!!

    • Sim, realmente não deixa de ser verdade. Coisa que era contrária em outros softhouses que um segundo, até mesmo um possível terceiro time, nunca faziam coisas que prestassem quando portavam um jogo de um console para outro.

      Um exemplo disso é o Rock ‘n Roll Racing que é uma tristeza no Mega Drive ou Revolution X que é ainda mais horrível. Em contrapartida jogos como Alien³ ou Thunder Force III que originando as versões AC e Spirits é considerada a melhor.

      O que eu sinto falta são de jogos como Area 88 da Capcom, ou Cybernator, Batman Returns ou Axelay para o Mega Drive, estes são jogos exclusivos do SNES que valem a pena serem jogados.

  12. “O que eu sinto falta são de jogos como Area 88 da Capcom, ou Cybernator, Batman Returns ou Axelay para o Mega Drive, estes são jogos exclusivos do SNES que valem a pena serem jogados.”

    Não sabia que o Cybernator, Batman Returns e Axelay não foram lançados para o Mega Drive, sempre achei que eles tivessem suas versões pro Megao!!

Deixe um comentário

