Vapor Trail – Por Celso Affini

Vapor Trail (c) 1991 Telenet.

Historia

1999: Uma organização terrorista conhecido apenas como DAGGER ocupou a cidade de Nova York, aonde eles têm invadido as defesas militares americanas e estabeleceram o seu próprio comando e obtiveram acesso ao silos de mísseis nucleares. Eles tem o mundo como refém nesta posição e prometem cancelar as suas ameaças de destruir a Terra somente quando os governos do mundo renunciarem ao seu poder e entregarem o controle a DAGGER. A Unidade Aérea das Forças Especiais é chamado para atacar as instalações controladas pela DAGGER e destruir suas defesas na sede da ONU em Nova York. Até então, a cidade permanece em silêncio.

O jogo pode ser jogado por 2 jogadores que controlam os caças a jato simultaneamente (SHMUPS). Existem 3 tipos de jatos variando as classes entre velocidade e poder de fogo.

  • Silph – É a aeronave mais equilibrada. Seus disparos seguem sempre para frente e são mais espalhados.
  • Valkyrie – Carrega mais poder de fogo. Seus disparos se concentram mais ao centro da aeronave.
  • Seylen – É capaz de voar em alta velocidade. Seus disparos seguem duas direções focalizando mais tiros para a frente e disparando dois tiros pela sua parte traseira.

Upgrades de armas estão disponíveis durante todo o jogo, variando de mísseis teleguiados, metralhadoras, lança-chamas e muito mais. Cada jato pode também ativar o escudo manualmente em momentos difíceis.

Os jogadores têm quatro tipos diferentes de armas:

  • Vulcan – Arma do jogador padrão que dispara para a frente, mas pode destruir grandes grupos de inimigos, dependendo do jato selecionado e se o power-up estiver no máximo.
  • Bombas – Arma explosiva que mantém o padrão de disparo para todos os jatos, mas possui aumentos da contagem de lançamento (número de vezes que podem ser disparadas de uma vez) quando atualizados com power-up.
  • Defender – Uma arma de cluster-shot explosivo que circunda o jato do jogador e continua a mesma trajetória até sair da tela. Quando atualizada, melhora muito a quantidade de tiros.
  • Mísseis – Mísseis teleguiados de múltiplas direções do jato. Dependendo do jato escolhido toma diferentes posições de disparo.

Cada jato está equipado com um dispositivo de roll (evasão), que lhes permite ficar em segurança por um tempo limitado escapando de tiros e contato com os inimigos. Depois que o roll e usado ele leva um tempo para carregar e poder ser usado novamente. Os jogadores também têm a opção de usar o S-Unit, um anexo de arma que habilita um tiro especial para seu jato. Dependendo da nave escolhida o efeito é diferente:

  • Silph S-Unidade – Dispara tiros em forma de ondas diagonais em uma formação em V.
  • Valkyrie S-Unit – Dispara um poderoso lança-chamas em linha reta.
  • Seylen S-Unit – Dispara uma série de tiros em forma de seta com quatro disparos a partir da frente, dois disparos das laterais e frontais, e dois disparos pela traseira da aeronave.

Uma vez que o S-Unit está equipado, o jogador não pode usar suas armas anteriores a menos que o S-Unit for detonada, para isso basta apetar o botão de aciona o roll. Detonar a S-Unit não prejudica o jogador, mas isso destrói e danifica todos os inimigos na tela.

Gráficos

Para a época a telenet fez um verdadeiro milagre com a parte gráfica desse jogo, ele possui todos os cenários e boa parte dos detalhes do ARCADE estão presentes. E possível notar a falta de alguns frames e a coloração bem inferior mais mesmo assim o jogo surpreende por ter vários quesitos de quem gosta de um SHMUPS, procura sempre nesse tipo de jogo.

Versão Mega Drive

E possível notar as diferenças gráficas e o detalhe principal na versão caseira, o jogo recebeu um barra lateral aonde fica o marcador de pontos, energia e vidas de cada jogador. E alguns detalhes de dois chefes foram retirados devido a limitação da época. O Chefão do estagio 3, um míssil gigante que é disparado, possui em sua versão do fliperama varias partes a serem derrotadas enquanto que no Mega Drive o jogador já enfrenta a sua ultima parte um satélite. E o ultimo chefe do jogo possui 3 formas e no Mega Drive só se enfrenta duas.

Versão Arcade

Som

Por incrível que pareça o som desse jogo e muito bom, diversos efeitos diferentes porém a trilha sonora não muda muito sendo sempre a mesma para os estágios e a mesma para todos os chefões. A única vez que ela se altera é no final, aonde a musica do chefão já começa desde o inicio.

http://www.youtube.com/watch?v=XG1c2U4ld2Y

A trilha e sempre a mesma, porém ela não e cansativa e combina muito com a ação frenética do jogo

http://www.youtube.com/watch?v=miU3baQxJ_I

E não era só a SEGA que abusava das musicas que deixavam claro, o enfrentamento com um chefão de fase

Na minha humilde opinião acredito que a trilha sonora do Mega Drive ficou mais interessante que a versão ARCADE, eu ainda hoje vivo assoviando essas duas musicas que sempre me fizeram vibrar enquanto eu jogava.

Jogabilidade

Se o gráfico e o som eram bons nem preciso dizer que a jogabilidade era tão rápida e precisa como no ARCADE possuindo alguns bug´s que vieram direto dos fliperamas. Tudo estava lá, movimentação das naves, inimigos rápidos e que fazem qualquer jogador experiente suar para vencê-los.

O jogo era um dos mais jogados em sua época nos ARCADE´s e não foi diferente na versão caseira

O jogo era bem desafiador possuindo apenas duas dificuldades “EASY” e “HARD”. Sendo que jogar a primeira opção já possuía seus desafios, mais a difícil, era necessário reaprender o jogo, pois ele mudava drasticamente. Esse é um dos poucos jogos que para mim ficaram melhores no console da SEGA do que no ARCADE.

Controle

O controle e bem simples, o jogo tem apenas dois botões funcionais, tiro e especial (roll). Na versão caseira temos a adição de mais um botão com função rapid-fire, facilitando a vida daqueles mais preguiçosos. A movimentação é precisa cada aeronave tem uma velocidade padrão que pode ser aumentada ou não (power-up).

Controle simples e preciso, não falta mais nada para o jogo agradar qualquer tipo de jogador

Replay

Esse jogo e muito bom, possui as qualidades dos grandes jogos do mesmo estilo, controle simples e jogabilidade muito bem feita. O hit dos ARCADE´s veio com tudo e trouxe mais um clássico para os proprietários do Mega Drive. Com certeza esse jogo merece ser jogado mais de uma vez ainda mais que possibilita dois jogadores simultâneos trazendo uma nova gama de estratégias.

Com dois jogadores, o jogo ficava mais fácil ou mais difícil dependendo da pericia de ambos

Curiosidades

Nos ARCADE´s o jogo foi produzido pela DATA EAST que já tinha portado vários de seus jogos para o console, porém a conversão ficou a cargo da Telenet.

Este jogo é conhecido no Japão como: “Kuhga – Operation Code Vapor Trail”.

No jogo japonês a organização DAGGER se chamava RAGNAROK.

O Flyer do ARCADE no Japão foi utilizado como a arte da capa do jogo:

Serie de jogos:

Kuhga – Operation Code Vapor Trail (1989)

Rohga Armor Force (1991)

Skull Fang (1996)

Saiu para:

Consoles

Sega Mega Drive

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por Daniel Gomes Postado em Reviews

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