Mega Jet: O Mega Drive Compacto

Que tal ter um Mega Drive de bolso para levar para qualquer lugar? Calma, não estou falando do Game Gear, simplesmente de um MD compacto, estou falando do Mega Jet. Sejam bem-vindos a essa matéria.

A história do Mega Jet é bastante interessante. Tudo começou em 1992 com o desejo da Japan Air Line (JAL) oferecer aos seus clientes um Mega Drive na qual possam passar o tempo jogando durante aqueles voos mais longos. O console incluía quatro jogos, mas os viajantes podiam trazer o seu. Isso era na verdade uma propaganda promocional da Sega, seria como um teste, para o projeto da JAL.

Para fazer isso, reduziram o tamanho do Mega Drive num formato quadrado e com design arredondado nos cantos. Assim nasceu o Mega Jet, um compacto para os passageiros que desejam passar o tempo jogando Sonic durante a viagem.

O Mega Jet

A distribuição do Mega Jet comercialmente

Depois de testes e analises nos vôos, no ano de 1993, os líderes da Sega perceberam que isso daria certo não só nos aviões, mas para qualquer lugar. Foi portanto, decidiram lançar uma versão do Mega Jet comercialmente. Assim, ele foi lançado nas lojas em todo Japão em quantidades limitadas, como teste, para ver o que o consumidor achava.

O console não tem uma tela embutida, é preciso conectar a uma TV para poder jogar. Vem com seis botões, mais os botões Reset, Start, Mode e a chave seletora de força(On e Off), ajuste de volume, entrada de fone de ouvido, entrada do segundo controle, entrada da fonte e a saída para TV. Alguns modelos vinha com o Jogo do Sonic 1 e outros com Dragon Ball Z, não sabia o certo, porque a caixa do console não avisa qual jogo vem, tem que saber na sorte mesmo.

O modelo para carros

Sabendo desse lançamento a Alpine, fornecedora de acessórios para carros, como toca CD e periféricos, quis um modelo desse para linha de automóveis e pagou para Sega o direito de lançar com sua marca embutida. O lançamento demorou uns seis meses e foi lançado no ano de 1994.O nome do console era Mega Jet Alpine. O modelo é igual ao convencional, única diferença é que a fonte liga no acendedor de cigarro e é diferente da fonte convencional. Vem com o cartucho do Sonic 3 e ao contrário do outro, o jogo é avisado na caixa.

O não sucesso do compacto

Infelizmente o console não fez um grande sucesso. Ainda que tinha uma tiragem limitada, não agradou os fãs de Mega Drive. Ele tem suas desvantagens. Uma é que não dá para colocar aquele adaptador para jogos de Master System. Não dá pra colocar o 32x nele, hardware era limitado. Sega CD nem pensar, não tem entrada. Mas o que fez não tendo sucesso foi o design do aparelho. Tinha uma ergonomia na qual incomodava muitos. É meio pesado, os botões são pequenos para o modelo, que as vezes doía as mãos podendo até ficar com tendinite e fora que para jogar tem que ficar bem próximo da TV, porque os fios são pouco curtos, serve mesmo para as TVs pequenas e portáteis. mas jogar numa TV desse tipo é meio cansativo, e fora que força muito a visão, dai a sua saída precoce. Ainda bem que foi lançado em poucas tiragem , senão ia ser um fracasso maior.

Esse aparelho foi somente comercializado no Japão. Por incrível que pareça, achar esse aparelho é uma coisa rara, e se achar é totalmente caro, os vendedores que vendem para colecionadores pedem horrores de preço e não pensam duas vezes em aumentar (no popular, enviar a faca).

Vendo esse modelo de console, penso dessa forma, será que isso não foi uma inspiração do pessoal da Tec Toy produzir o Master System Super Compact ? (o sem fio). Porque olhando lembra um pouco, mas esse MS no tamanho é diferente, ele é um pouco maior que o Mega Jet, e acho que se o Mega Jet fosse sem fio, faze ria muito sucesso. É uma pena que eles abandonaram esse projeto. Um console compacto, esse é o Mega Jet.

Por Andre Adriano.

Anúncios
por Daniel Gomes Postado em EPFMD

2 comentários em “Mega Jet: O Mega Drive Compacto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s