Retromorri: O dia da morte do Ceifador Sinistro

retro-morri1

Para muitos que não me conhecem, sou o Celso “Defenestrador” da Comunidade Mega Drive e estou, pela primeira vez, participando desse meme. O tema não poderia ser melhor. A homenagem feita aos dias dos mortos ou Halloween chegou em boa hora. Espero que eu não assuste os mais temerosos… HUAHUAHUAHUAHUA

Ceifador Sinistro, Morte, Dona Morte… Nomes não faltam para falar da criatura que nos persegue até mesmo nos games. E neles, a morte não perdoa o mínimo deslize. Um pulo errado, um vacilo sequer e pronto: lá vem ela acabar com nossa festa. Porém, para muitos que jogavam nos anos 80 e 90, existia uma possibilidade para escapar da morte:

O CONTINUE…

Ninja Gaiden (© Tecmo, 1989)

Ninja Gaiden (© Tecmo, 1989)

Por mais que a cena do jogo seja terrível e a morte esteja a gargalhar, bastava uma ficha a mais para que você se salvasse do abraço frio dela. E, nos consoles caseiros, era mais fácil ainda, pois os continues podiam ir aumentando quando você os encontrava ou pelo número de pontos que conquistava.

sonic2-continue

E também existiam os jogos em que o continue era infinito. Neles, a morte mal nos tocava: era só continuar e a aventura recomeçava. Era possível escapar dela quantas vezes fosse necessário. Mesmo assim, a morte estava à espreita. Todos os jogadores, mesmo com continue, temiam-na devido a sua obstinação em lhes roubar vidas e mais vidas.

Mas tudo mudou nos dias de hoje: a morte nem é mais vista como um problema. Ela foi esquecida e não é mais temida pelos jogadores mundo afora. Por que um ser tão sinistro, que assombrou gerações, passou a ser desconsiderado de tal forma? A resposta é simples:

CADÊ O GAME OVER?

game-over-tela1

Isso mesmo! Quem tem acompanhado as novas gerações de consoles e jogos deve ter percebido que essa tela, que assombrava os games no passado, foi abolida e esquecida por muitos. Artifícios como o Memory Card, Save Points constantes e jogos em disco rígido tiraram o fator “MORTE” das jogadas. Ela realmente perdeu sua posição de importância no mundo dos games e foi deixada de lado devido às inovações tecnológicas e à nova política das empresas na qual o jogador casual tem a maior importância.

memory-card-ps21Outro detalhe aterrador é que muitos dos jogos exibem um tutorial. Onde, do inicio ao fim, o jogador sabe a direção a seguir e os botões que deve apertar para vencer as dificuldades. E, com isso, a morte perdeu a relevância. Assim como o desafio que era imposto aos jogadores em sua época dourada. É fácil entender as razões dessa mudança, mas os jogadores mais antigos, como eu e muitos outros, sentirão a sua falta.

Participam deste meme até o momento:

Quer participar tambem? Crie um tópico com o Título “Retromorri: de alguma coisa” e envie o endereço do seu post para o Gabriel para que ele possa atualizar a lista e avisar a gente. Ai é só adicionar ao final do post, os links de todos que estão participando, e ficar esperto com as atualizações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s