SEGA SAMMY: QUE M…. É ESSA?!?!

Isso não e notícia nova: na verdade, já faz tempo desde que a SEGA e a Sammy se fundiram. Porém, pesquisando um pouco mais, descobri fatos grotescos sobre o assunto. A fusão aconteceu em 2004. Nessa época, a SEGA, que já tava mais pra lá do que pra cá, estava vendendo parte de suas ações e muitos interessados apareceram. Um deles foi a Microsoft, que até tentara comprar a Nintendo certa vez, mas ela não teve sorte. Uma outra empresa, até aquele momento desconhecida aqui no Ocidente, acabou adquirindo a SEGA:  a Sammy Golf Entertainment Inc., que apareceu do nada e arrebatou para si a SEGA e mudou o nome das empresas para Sega Sammy Holdings Inc.

Sega Sammy

Sega Sammy

E isso só aconteceu em 2008, quando, finalmente, eles devem ter resolvido a simplesmente não usar mais o nome boçal que usavam: “Sega Sammy Golf Entertainment Inc.”. Nossa, os caras só colocaram o nome na frente e pronto: acharam que ia ficar jóia. Às vezes questiono se realmente ainda existe genialidade nas terras orientais.

Bem, voltando ao que importa, essa fusão nada reverteu de bom para a Sega. Todos os clássicos que eles tentaram relançar ou fazer algo com títulos antigos foi um tiro no pé (vide Sonic 4, Sonic Unleashed, Golden Axe Beast Warrior, Alien Syndrome de PSP, dentre outros fracassos). O que sobrou de bom com a marca, na verdade, saiu pelas mãos da Platinum Games Inc., uma empresa independente.  Ela lançou jogos de qualidade como Bayonetta e Vanquish – coisa que a SEGA não faz há tempos sozinha.

Por que será que a bruxinha fez tanto sucesso né?

Por que será que a bruxinha fez tanto sucesso né?

E, para piorar, a Sammy começou a investir parte da grana que ganhou com os games em um famoso jogo no Japão: o Pachinko. Para quem não sabe, é aquela máquina igual às que vemos aqui em botecos e padarias: o famoso caça-níqueis, que acaba com a aposentadoria dos tiozão que ficam ali tomando sua caninha e comendo torresmo. Porém, no Japão, a coisa é diferente e regulamentada. Por lá, isso é considerado divertimento e, como podemos ver, o povo gosta bastante dessas maquininhas.

3º idade fazendo fila para gastar suas moedas nas maquinas mais fuleiras que já vi.

3º idade fazendo fila para gastar suas moedas nas maquinas mais fuleiras que já vi.

E, com tudo isso, a SEGA Sammy tem ganhado muito grana e só continua de portas abertas devido a essas máquinas tirando as moedinhas dos tiozinhos lá no Japão. Mais como isso? Uma empresa que brigou por anos sozinha num mercado em plena revolução, que sempre ousou e fez acontecer no mundo dos games – Como pode a SEGA ver tal fato e ficar ali aceitando isso!?  É muito simples de responder: a grana que tá entrando compensa. Então, pra que investir em algo novo como antigamente?

Que o presidente da SEGA descanse em paz, pois o generoso velhinho abriu mão de 695,7 milhões de dólares em ações para que a empresa não decretasse falência. E ele realizou isso logo após a companhia parar de fabricar o seu ultimo console caseiro, o SEGA Dreamcast. Ele não foi um fracasso, mas, no entanto, despendeu muita grana para alguns jogos sem obter o resultado necessário.

O único que realmente acreditava na SEGA e no seu potencial.

O único que realmente acreditava na SEGA e no seu potencial.

Isso, pra mim, é uma pena, pois, na minha opinião, a SEGA foi e sempre será a empresa que, sozinha, fez mais para o mundo dos games: errou mais, mas sem esses erros não teríamos n coisas hoje que vemos nos consoles de ultima geração.  Então, é degradante ver algo assim sem poder criticar. Por isso, fica aqui meu desabafo e também uma forma de dizer:

“SEGA você tá cega para os amantes de games, mas, pelo que você fez no passado, ainda merece respeito.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s